Oração inicial
Lembrai-vos, ó dulcíssimo Jesus, que nunca se ouviu dizer que alguém, recorrendo com confiança ao vosso Sagrado Coração, implorando vossa divina assistência e reclamando a vossa infinita misericórdia, fosse por Vós abandonado. Possuído, pois, e animado da mesma confiança, ó Coração Sagrado de Jesus, Rei de todos os corações, recorro a Vós, e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro diante de Vós. Meu Jesus, pelo vosso precioso Sangue e pelo amor de vosso divino Coração, não desprezeis as minhas súplicas, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém.
Dia V
Coração de Jesus, Paraíso de delícias celestiais
Pondera, alma minha, que neste suavíssimo Coração se encerram todas as delícias do Paraíso. Ele é o mar onde elas entram, e de onde saem todos os rios dos divinos regalos; entram nele, comunicados por Deus, e saem dele para deliciarem as almas justas. No paraíso deste Coração deu o Senhor entrada a muitos santos que se singularizaram em virtudes eminentes, e vendo-se eles quase submergidos em um mar de consolações, pediam ao Senhor que os moderasse, porque sem desfalecerem não podiam suportar abundância tão excessiva. Pobre de ti, alma minha, que tão pouco participas destas riquezas! Mas de que te admiras, se tu não amas aquele centro de amor? Aprende tu a amá-lo, e far-te-ás digna das delícias deste paraíso.
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.
℣. Jesus, manso e humilde de coração,
℟. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Reza-se a última oração, no final.
Oração final
Dulcíssimo Coração de Jesus, vosso precioso Sangue é a vida da minha alma; só em Vós quero viver, só a Vós quero amar e servir. Pela sede ardente que vos abrasa de me salvar, iluminai o meu espírito com a luz de vossa divina graça. Santificai o meu coração, fortalecei a minha vontade, perdoai os meus pecados e curai todas as minhas misérias. Aumentai minha fé, fortificai a minha esperança e acendei em mim cada vez mais o fogo do vosso santo amor. Concedei-me, enfim, todas as graças que espero alcançar com esta novena. Ó dulcíssimo Jesus, vivei em mim agora e por todo o sempre. Amém.
℣. Doce Coração de Jesus,
℟. fazei que eu vos ame cada vez mais!