Oração inicial
Lembrai-vos, ó dulcíssimo Jesus, que nunca se ouviu dizer que alguém, recorrendo com confiança ao vosso Sagrado Coração, implorando vossa divina assistência e reclamando a vossa infinita misericórdia, fosse por Vós abandonado. Possuído, pois, e animado da mesma confiança, ó Coração Sagrado de Jesus, Rei de todos os corações, recorro a Vós, e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro diante de Vós. Meu Jesus, pelo vosso precioso Sangue e pelo amor de vosso divino Coração, não desprezeis as minhas súplicas, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém.
Dia VII
Coração de Jesus, Abismo de imensa piedade
Pondera, alma minha, que é tão piedoso este amante Coração, que a ninguém nega sua piedade; tanto que, se alguma alma aflita recorre a Ele com viva fé, logo acode a consolá-la com seu remédio; tanto que, quando vê algum atribulado, logo corre, piedoso, com seu afeto para o socorrer. Vendo-se ofendido com as nossas culpas, dissimula tudo, e espera o nosso arrependimento para nos perdoar. Se depois de arrependidos tornamos a cair nas mesmas misérias, ainda não cansa a sua paciência, ainda não esgota a sua misericórdia, ainda não fecha as portas da sua piedade, mas antes nos busca com auxílios e nos chama com repetidas inspirações, e se nos voltamos para Ele, logo se alegra e se põe bem conosco. E crendo tu, alma minha, tudo isto, não morres de amor por este Coração?
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.
℣. Jesus, manso e humilde de coração,
℟. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Reza-se a última oração, no final.
Oração final
Dulcíssimo Coração de Jesus, vosso precioso Sangue é a vida da minha alma; só em Vós quero viver, só a Vós quero amar e servir. Pela sede ardente que vos abrasa de me salvar, iluminai o meu espírito com a luz de vossa divina graça. Santificai o meu coração, fortalecei a minha vontade, perdoai os meus pecados e curai todas as minhas misérias. Aumentai minha fé, fortificai a minha esperança e acendei em mim cada vez mais o fogo do vosso santo amor. Concedei-me, enfim, todas as graças que espero alcançar com esta novena. Ó dulcíssimo Jesus, vivei em mim agora e por todo o sempre. Amém.
℣. Doce Coração de Jesus,
℟. fazei que eu vos ame cada vez mais!